Frase toppanel

A impossibilidade de cumprir a generalidade das obrigações vencidas e o seu significado no conjunto do passivo ou as circunstâncias em que ocorreu, evidenciam a situação de insolvência - Art. 1.º do CIRE.

Verificada a incapacidade generalizada de cumprimento das obrigações ou quando o passivo é superior ao activo, o devedor tem o dever legal de se apresentar à insolvência no prazo de 60 dias ou, caso seja pessoa singular e pretenda beneficiar de medidas de protecção ao consumidor, nos 6 meses seguintes à verificação da situação - Art. 3º e 238.º do CIRE.

Introdução

Iniciar sessão Registar

Login to your account

Username *
Password *
Remember Me

Create an account

Fields marked with an asterisk (*) are required.
Name *
Username *
Password *
Verify password *
Email *
Verify email *
Captcha *

Artigos

COVID19 - CONHEÇA AS MAIS RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS OPERADAS EM SEDE DA CRISE DA PANDEMIA

novidades legislativas angelo diasConheça as mais recentes alterações legislativas operadas em sede da crise da pandemia Covid19:

DL 12-A/2020, de 06 de Abril de 2020 -  Apoios aos sócios-gerentes que não tenham trabalhadores a cargo

Lei n.º 4-C/2020, de 06 de Abril de 2020 - Pagamento da renda 

DL 12-A/2020, de 06 de Abril de 2020 - Marcação de férias

DL 12-A/2020, de 06 de Abril de 2020 – Faltas justificadas

LIQUIDAÇÃO DA MASSA INSOLVENTE

Judge with GavelPor Luís M. Martins, Advogado*. No plano de insolvência, a assembleia de credores pode regular a liquidação de modo diverso do previsto no Código, derrogando as respectivas normas (art. 192.º). Porém, só pode afectar por forma diversa a esfera jurídica dos interessados, ou interferir com direitos de terceiros, na medida em que tal seja expressamente autorizado nas disposições do Título IX (plano de insolvência) ou consentido pelos visados (art. 192.º, n.º 2). Não existindo Plano de insolvência ou não dispondo o mesmo quanto à liquidação, aplicam-se as regras supletivas do Código. A liquidação é processada por apenso ao processo de insolvência (art. 170.º), compete ao administrador judicial e inicia-se independentemente da verificação do passivo.

SISTEMA DE INCENTIVOS À REVITALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO EMPRESARIAL (SIRME)

tecnolSIRME - Sistema de Incentivos à Revilatização e Modernização Empresarial -  Criado especificamente para a dinamização de operações de fusão e aquisição de empresas, tem por objectivos a melhoria da dimensão crítica das empresas nacionais para enfrentar o processo de globalização das economias em geral e da União Económica e Monetária em particular, o restabelecimento das condições de competitividade nas empresas que sofreram forte degradação da sua situação financeira e a criação de um mercado de fusões e aquisições para alterar práticas empresariais pouco dinâmicas.